TIPOS DE MEMÓRIA - DE DENTRO PARA FORA DE UM COMPUTADOR
O eArq-Brasil no tópico sobre armazenamento explica que DD são armazenados em dispositivos eletrônicos, magnéticos e ópticos.
Fala também que, do ponto de vista da tecnologia, há 3 tipos de memória: primária, secundária e terciária - em ordem de PREÇO e VELOCIDADE DE ACESSO.
Podemos compreender esses tipos numa visão que parte de dentro para fora do sistema de computacional.
PRIMÁRIA [não diz nada sobre o armazenamento]
É a memória essencial do sistema computacional. Nela os softwares e dados são armazenados durante a EXECUÇÃO. O exemplo clássico é a Random Acess Memory (RAM), que é rápida, dinâmica e volátil.
SECUNDÁRIA [adequada ao armazenamento]
É mais robusta que a primária, porém mais lenta e não volátil. o HD é o exemplo clássico. Podem ser usadas isoladamente ou em disk arrays, o que dá maior desempenho e confiabilidade.
TERCIÁRIA [adequada ao armazenamento]
A memória terciária compreende fitas magnéticas, discos ópticos e outros, como pendrive por exemplo. É utilizada para guardar acervo digital, ou fazer cópias de segurança. Você pode chamar de 'mídia de armazenamento'. É não volátil. Baixo custo. Não dá boas garantias em caso de sinistros.
AINDA SOBRE ARMAZENAMENTO NO eArq
As ações de de armazenamento permeiam todo o ciclo de vida do DA e DAD. Sendo que as condições de armazenamento devem ser projetadas considerando:
- volume
- propriedades físicas
- proteção contra acesso
- acesso não autorizado
- perda por destruição
- furto
- sinistro
Para os DAD os órgãos devem dispor de POLÍTICAS e DIRETRIZES para conversão ou migração, para garantir autenticidade, acessibilidade e o uso. Os procedimentos de MIGRAÇÃO e CONVERSÃO devem detalhar mudanças nos sistemas e nos formatos dos docs.
Os fatores mais importantes para a seleção das opções de armazenamento são:
• volume e estimativa de crescimento dos documentos: para avaliar a capacidade de armazenamento.
• segurança dos documentos: instalações de armazenamento (depósito, arquivo, PC) - limitação de acesso, prevenção de perda por falha (SIGAD)
• características físicas do suporte e do ambiente: tipo de suporte, peso, grau de
contaminação do documento e do ambiente, temperatura e umidade. Para os DAD deve-se pensar a mudança periódica de suporte - atualização (refreshing).
• frequência de uso: DA - conveniencia e praticidade do acondicionamento e localização. DAD - armazenamento on-line ou off-line 'mídia removível'.
• custo relativo das opções de armazenamento dos documentos: custo do dispositivo, da manipulação e dos equipamentos e softwares de controle. Na previsão de alto custo pode-se prever a terceirização do armazenamento.
Pelo previsível alto custo, pode-se considerar a possibilidade de terceirização
do armazenamento. Aqui teremos que pensar sobre garantias legais sobre a custódia, restrições de acesso e capacidade tecnológica - são problemas. Mas recursos como criptografia pode impedir o acesso não autorizado e o uso de checksum pode rastrear comprometimento de conteúdo.
Nesse tópico o eArq-Brasil oferece muita informação interessante sobre armazenamento. Uma visão que abrange preocupações tanto com o planejamento geral, os dispositivos utilizados e a própria gestão dos processos de armazenamento.
Aqui o link para o eArq-Brasil.
Aqui o link para o eArq-Brasil.
Comentários
Postar um comentário